22 de maio de 2011

ROLAND GARROS !!!

Ola Galera, tudo bem?
Fiquei muito tempo sem escever, mas nao poderia deixar passar essa epoca e nao escrever nada, afinal esse final de semana comeca Roland Garros.
Esse foi o unico torneio dos Grand Slam que nao joguei a chave principal. Eh o torneio mais forte de todos onde todos fazem questao de jogar por ser jogado em Paris e no saibro.
Imaginem voces, numa cidade maravilhosa, com tudo do bom e do melhor, vinhos espetaculares, queijos, doces, lugares para visitar e ainda por cima poder jogar( para os jogadores) ou assitir tenis tudo na mesma cidade?
ROLAND GARROS e PARIS, uma combinacao perfeita tanto para o publico como paras os jogadores.
Aproveitando a ocasiao, gostaria de contar a historia de Roland Garros, segue abaixo o texto completo, espero que gostem.
                                                     A história de Roland Garros



A criação do complexo de Roland Garros tem a ver com outra grande competição do tênis: a Copa Davis. Em 1927, os melhores tenistas franceses da época, René Lacoste, Henri Cochet, Jean Borotra e Jacques Brugnon, tiraram o título da Copa Davis das mãos dos tenistas norte-americanos e tornaram-se heróis na França. Porém, como de costume, eles teriam que defender o título no ano seguinte, jogando em casa.

Este era um problema e tanto, visto que Paris não possuía um local que pudesse receber jogos internacionais e um público como o previsto, já que os quatro mosqueteiros já faziam um grande sucesso. A solução seria construir um grande estádio.



Apesar de Paris já sediar um campeonato internacional de tênis (que de internacional, só tinha o nome!), a cidade não tinha estrutura para receber uma Copa Davis, já que até então, os jogos eram realizados simultaneamente em duas sedes: o Racing Clube e o Stade Français.

Além da necessidade de sediar uma Copa Davis, a França vivia ainda um outro momento bastante espetacular no tênis. Suzanne Lenglen, tenista francesa que venceu dois Jogos Olímpicos, seis Roland Garros e cinco Wimbledons, foi a primeira grande estrela do tênis e estava em seu auge naquela época.

                                      Suzanne Lenglen


"Suzanne Lenglen, conhecida como Divine, ocupou o primeiro lugar no ranking mundial de tênis em 1925 e 1926. Além dos títulos de simples já citados, Suzanne conquistou vários torneios de duplas e duplas mistas, totalizando 16 títulos em Roland Garros e 15 em Wimbledon. Suzanne faleceu em 1938, aos 39 anos, vítima de leucemia. Anos mais tarde a jogadora seria homenageada com a construção de uma quadra no Complexo de Roland Garros."

Sendo assim, e com a final da Davis marcada para julho de 98, a construção do estádio tornou-se prioridade para os parisienses. A prefeitura da cidade contribuiu com o dinheiro e o Stade Français, clube mais tradicional da França, cedeu um terreno de três hectares para a construção do estádio, que aconteceria na “periferia” da cidade, no bairro de Porte d´Auteuil.


A única exigência dos “patrocinadores” foi batizar o local de Roland Garros, e consequentemente o torneio internacional, de Roland Garros, em homenagem a um esportista amador e aviador francês abatido em batalha dias antes do final da Primeira Guerra Mundial.

                          Roland Garros, o aviador francês


"O aviador e esportista francês, Roland Garros, nasceu em 6 de outubro de 1888, em Saint-Denis . Ele foi um pioneiro na aviação francesa e ficou famoso por ter efetuado, em 23 de setembro de 1913, a primeira travessia do Mediterrâneo - em 7h53min. A Primeira Guerra Mundial (1914- 1918) acabou mudando o seu rumo e Roland Garros tornou-se um piloto de guerra, sendo abatido em um combate aéreo em 5 de outubro de 1918."

Dito e feito. Nascia o complexo e o torneio internacional de Roland Garros. E pra completar o bom momento, em julho daquele ano (1928), os franceses derrotaram novamente os norte-americanos, mantendo o título da Copa Davis.


O estádio de Roland Garros, que futuramente passou a ser chamado de court Philippe Chatrier, em homenagem a um tenista francês que também presidiu a Federação Francesa de Tênis (FFT) durante 20 anos, entre 1973 e 1993, foi construído com capacidade para 8 mil pessoas. Ao lado dele também foram construídas outras nove quadras, duas de piso rápido e sete de saibro.

Dito e feito. Nascia o complexo e o torneio internacional de Roland Garros. E pra completar o bom momento, em julho daquele ano (1928), os franceses derrotaram novamente os norte-americanos, mantendo o título da Copa Davis.


O estádio de Roland Garros, que futuramente passou a ser chamado de court Philippe Chatrier, em homenagem a um tenista francês que também presidiu a Federação Francesa de Tênis (FFT) durante 20 anos, entre 1973 e 1993, foi construído com capacidade para 8 mil pessoas. Ao lado dele também foram construídas outras nove quadras, duas de piso rápido e sete de saibro.



Em 1979 foi construída mais uma grande quadra – a “quadra 1 ‘”, com capacidade para 4.500 pessoas. Nesse mesmo ano o estádio foi ampliado e passou a acomodar 15 mil pessoas. Nessa época também foi construído o Village, um grande estande onde os patrocinadores expõem seus produtos.


Em 1984, foram construídas mais quadras externas, além da famosa “Praça dos Mosqueteiros”, local onde foram erguidas estátuas de Borotra, Lacoste, Cochet e Brugnon. Dez anos depois, surgia a Court Suzanne Lenglen, em homenagem à grande jogadora. A quadra tem capacidade para 10 mil pessoas.

Os anos foram passando, o tênis foi evoluindo e com ele também o complexo de Roland Garros. Atualmente o complexo de Roland Garros conta com 18 quadras, além do estádio principal e da quadra Suzanne Lenglen. O estádio Philippe Chatrier, batizado em 2001, tem capacidade para 15.166 pessoas, sem contar a estrutura de lojas, vestuário e estúdio de TV, localizados no estádio.

Essa foi a Historia do Magnifico torneio Roland Garros e espero que tenham gostado.

Com certeza eu estarei acompanhando os jogos durante a semana e torcendo para o Bellucci e o Ricardinho Mello fazerem uma otima campanha e tambem para que o Djokovic possa fazer historia no final do torneio.

E voces, qual eh o palpite para o Campeao e Campea de Roland Garros?

Grande abraco e beijos

Fiquem com Deus